3ª Guerra: Fidel intima Obama a evitar o Apocalipse

06/08/2010 00:30

Ex-presidente cubano se mostra preocupado com a possibilidade de uma guerra nuclear

Havana - O ex-presidente cubano Fidel Castro pediu ontem ao governante dos Estados Unidos, Barack Obama, para evitar a guerra nuclear “apocalíptica” que desatará caso ordene um ataque ao Irã, segundo artigo no qual disse dirigir-se ao chefe de Estado dos EUA “pela primeira vez na vida”.

“Nesta ocasião, me dirijo pela primeira vez na vida ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: o senhor deve saber que em suas mãos está oferecer à humanidade a única possibilidade real de paz. Só em uma ocasião o senhor poderá fazer uso de suas prerrogativas ao dar a ordem de atirar”, escreve.

Em seu artigo, Fidel diz que “todos em seu país, inclusive seus piores adversários de esquerda ou de direita, com segurança o agradecerão, e também o povo dos Estados Unidos, que não é em absoluto culpado pela situação criada”.

O ex-presidente cubano diz compreender que não se pode esperar uma resposta rápida de Obama, mas pede para que pense bem e consulte seus especialistas, aliados e inclusive adversários internacionais. “Não me interessam honras ou glórias. Faça! O mundo poderá se libertar realmente das armas nucleares e também das convencionais”, acrescenta.

Tensão

Em seu artigo, Fidel Castro volta a falar do risco de uma guerra nuclear causada pela tensão com a Coreia do Norte depois do “estranho fato” do afundamento da embarcação sul-coreana “Cheonan” e também pelo conflito com o Irã e seu programa nuclear.

Segundo o ex-ditador cubano, se Obama der a ordem de cumprir a resolução do Conselho de Segurança da ONU para o registro de navios mercantes iranianos, “estará decretando o naufrágio de todos os navios de guerra norte-americanos” na região porque Teerã “declarou que disparará 100 foguetes contra cada um dos navios dos EUA e Israel que bloqueiem o Irã” .

 

Fonte: https://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=825893 e https://paisdaelitenews.wordpress.com/2010/08/05/que-informacao-tera-fidel-fidel-intima-obama-a-evitar-apocalipse/