Aplicativos do Facebook revelam identidade dos usuários a anunciantes, diz jornal

20/10/2010 00:11

Investigação do The Wall Street Journal mostra que os 10 aplicativos mais populares do Facebook compartilham a identificação dos usuários com empresas de publicidade

Por Claudia Tozetto, iG São Paulo

Aplicativos que funcionam dentro do Facebook, como o Farmville ou Mafiawars, podem estar transmitindo a identidade dos usuários para os anunciantes, segundo mostra uma reportagem publicada hoje pelo jornal The Wall Street Journal.

O problema afeta milhões de usuários do Facebook que utilizam aplicativos, mesmo aqueles que possuem níveis mais seguros de privacidade. A falha beneficia especialmente empresas que mantém bancos de dados detalhados sobre usuários, de modo a rastrear sua atividade online. Segundo o The Wall Street Journal, ainda não está claro há quanto tempo o problema ocorre. 

Em entrevista ao jornal, um porta-voz do Facebook afirmou que a rede social está trabalhando para “limitar drasticamente” a exposição dos dados pessoais dos usuários. “Os dados de usuários do Facebook podem ter sido inadvertidamente compartilhados por navegadores de internet ou aplicativos.”

O porta-voz esclareceu que a simples posse da identificação do usuário não permite que outras pessoas acessem nenhuma informação pessoal armazenada no Facebook e que a equipe já trabalha em um novo recurso para resolver o problema identificado pelo jornal.

Problema afeta 10 aplicativos mais usados

Segundo a reportagem do The Wall Street Journal, os 10 aplicativos mais usados transmitem a identidade dos usuários do Facebook para terceiros. Entre eles, está o FarmVille que hoje reúne 59 milhões de usuários, o Texas HoldEm Poker e o FrontierVille. Três dos 10 aplicativos mais populares também compartilham a identificação dos amigos do usuário que a utiliza.

Vale lembrar que a maioria dos aplicativos que os usuários podem utilizar por meio da rede social não são desenvolvidas pelo Facebook, mas por desenvolvedores independentes. Segundo o jornal, o Facebook tornou diversos aplicativos inativos, depois de receber a denúncia de que eles estariam compartilhando informações dos usuários. Segundo o iG apurou, o FarmVille continuava funcionando na manhã desta segunda-feira.

Um porta-voz da Zynga, desenvolvedora responsável pelo Farmville, negou as acusações do jornal The Wall Street Journal. “A Zynga tem uma política de não compartilhar informações pessoais de identificação para nenhum parceiro. Nós vamos trabalhar com o Facebook para melhorar a forma como as tecnologias de web permitem que o usuário controle suas informações.”

Histórico

No primeiro semestre de 2010, o Facebook já havia enfrentado uma polêmica em relação à privacidade dos dados de seus usuários, principalmente com relação ao recurso de personalização instantânea. Ele autoriza alguns sites parceiros do Facebook a extrair informações pessoais dos usuários para personalizar o conteúdo.

Na semana passada, inclusive, o Facebook anunciou uma parceria com o Bing, ferramenta de busca da Microsoft, para exibir conteúdo pertinente dos amigos do Facebook entre os resultados de busca. No mesmo dia, o Facebook lançou também um novo painel para gerenciar a privacidade concedida aos aplicativos que os usuários utilizam por meio da rede social.

Fonte: https://paisdaelitenews.wordpress.com/2010/10/18/aplicativos-do-facebook-revelam-identidade-dos-usuarios-a-anunciantes-diz-jornal/