Big Brother de bolso: Você tem um iPhone? A Apple está rastreando você!

22/10/2010 00:34

Uma matéria publicada no G1 afirma que o especialista em segurança Eric Smith realizou um estudo no qual descobriu que a maioria dos programas desenvolvidos para iPhone transmite, pela Internet, o Identificador Único de Dispositivo (UDID), que é um identificador único presente em cada iPhone, iPad e iPod Touch que não pode ser modificado e que pode ser facilmente acessado por qualquer software instalado no celular.

Segundo o especialista, a Apple desenvolveu esse recurso com o intuito de facilitar o armazenamento de preferências ou pontuação em games, embora um desenvolvedor de aplicativos para o spartphone da empresa, chamado Craig Michael Lie Njie, tenha afirmado que o recurso não seria o mais apropriado para este fim. Segundo Craig, “o UDID é mais útil para rastrear o comportamento do usuário. Eu vi vários sistemas de rastreamento de publicidade e o comportamento que usam o UDID sem o conhecimento ou consentimento do usuário”, explica. Diferentemente de cookies do navegador, que podem ser apagados, o UDID é eterno e não pode ser modificado, garantindo que o programa sempre possa rastrear o mesmo aparelho – e, portanto o mesmo usuário – de alguma forma.” 

Fonte: https://espacoliberdade.blog.br/blog/2010/10/voce-tem-um-iphone-a-apple-esta-rastreando-voce/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+espaco_liberdade+(Espa%C3%A7o+Liberdade)