Ele tem razão: Ahmadinejad diz que ataques de 11 de Setembro foram planejados pelos EUA

24/09/2010 00:39

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, declarou nesta quinta-feira (23) que muitas pessoas acreditam que os ataques de 11 de Setembro de 2001 foram planejados por "segmentos do governo norte-americano" e sugeriu que a Casa Branca pode ter se aproveitado do caso.
Em discurso na Assembleia Geral da ONU, o presidente iraniano citou três teorias sobre os ataques terroristas que derrubaram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e atingiram o Pentágono.
A primeira delas é que "um grupo terrorista poderoso e complexo" superou a defesa e a inteligência dos EUA e conseguiu realizar o ataque.
Uma outra teoria, segundo Ahmadinejad, é que "alguns setores dentro do governo norte-americano orquestraram o ataque para reverter o declínio da economia americana e de seu domínio no Oriente Médio, com objetivo de salvar o regime sionista".
"A maioria dos americanos assim como a maioria das nações e dos políticos ao redor do mundo concordam com essa visão", afirmou o iraniano.
As declarações provocaram reação imediata da delegação norte-americana, que deixou o auditório principal, na sede da ONU, antes de ouvir a terceira hipótese de Ahmadinejad: que o ataque foi trabalho de terroristas, mas que o governo americano tirou vantagem da situação.
"Ao invés de representar as aspirações e boa-vontade do povo iraniano, Ahmadinejad novamente escolheu espalhar desprezíveis teorias conspiratórias e insultos antissemitas que são tão repugnantes quanto previsíveis", afirmou Mark Kornblau em uma declaração escrita.
Ahmadinejad continuou seu discurso dizendo que o mundo inteiro se entristeceu com o ataque de 11 de setembro, que matou três mil pessoas, mas destacou que desde então dezenas de milhares de outras mortes foram causadas pelas guerras no Afeganistão e no Iraque.
*Com agências internacionais


Contribuição: http://www.youtube.com/user/Marcosezequiel1000
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/09/23/ahmadinejad-sugere-que-ataques-de-11-de-setembro-foram-planejados-pelos-eua.jhtm