Falso alerta da gripe A feita pela OMS está sob análise

13/04/2010 21:31

OMS realiza análise de gestão da gripe A(H1N1) no mundo
Acusada de ter "exagerado" sobre a ameaça do vírus H1N1 por pressão dos laboratórios farmacêuticos e levado seus 193 países membros a comprar mais estoques de vacinas do que o necessário.
A OMS formou um comitê de 29 especialistas para avaliar o papel da organização na gestão da gripe A, conhecida também como gripe suína.
O comitê composto por especialistas ainda será definido, mas como medida de transparência, todos os convocados devem detalhar eventuais colaborações anteriores com laboratórios do setor farmacêutico. Em comunicado, a OMS esclarece que o comitê vai analisar a resposta internacional à pandemia e tirar as lições do episódio.

A primeira reunião do comitê vai durar três dias e será aberta oficialmente pela diretora-geral da OMS, Margareth Chan. Antes da assembléia geral da organização, em maio, ela vai receber um relatório parcial. Mas as conclusões finais só serão divulgadas em janeiro do ano que vem.
As recomendações da OMS de promover campanhas de vacinação em massa foi um fracasso em muitos países europeus. Na França, por exemplo, o governo comprou 94 milhões de doses da vacina. Como não era obrigatória, menos de 10% da população foi aos postos de saúde para se imunizar contra o vírus.
No país, médicos previam a morte de até 30 mil pessoas, mas o número de vítimas fatais foi bem menor, 310. Por isso, a gripe A ficou conhecida na França como a "pandemia do medo".
Fonte: www.olibertario.org