Israel e Palestina podem se reunir para negociações de paz

30/08/2010 00:12

Mahmoud Abbas (esq.) e Benjamin Netanyahu / AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, propôs a realização de reuniões quinzenais com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para melhorar as perspectivas das negociações de paz para o Oriente Médio, revelou uma fonte diplomática nesta sexta-feira.

Netanyahu, que na próxima semana deve viajar a Washington para conversações diretas, pretende "atuar pessoalmente nas negociações", disse a fonte, que pediu para manter o anonimato.

O negociador-chefe palestino, Saeb Erekat, falou, em referência ao plano de Netanyahu: "É prematuro falar disso agora."

A proposta teria sido repassada para Washington, onde os dois líderes devem participar de um jantar com o presidente americano, Barack Obama, em 1º de setembro.

(Entenda a proposta de negociação direta entre Israel e palestinos)

Abbas e Netanyahu iniciarão negociações, acertadas pela secretária de Estado, Hillary Clinton, no dia seguinte, após meses de contatos indiretos. Ainda persiste um ceticismo profundo quanto às chances de os dois líderes fecharem um acordo efetivo.

Hillary disse que os EUA acreditam que todas as questões principais poderão ser resolvidas no prazo de um ano. Mas o ministro de Exterior israelense, Avigdor Lieberman, declarou que virtualmente não existem chances de ser selado um acordo dentro desse prazo.

(Netanyahu diz querer 'surpreender céticos' em negociações com palestinos)

As negociações podem tropeçar em um obstáculo já em 26 de setembro, quando chega ao fim a moratória limitada de dez meses imposta por Israel à construção de unidades habitacionais novas nos assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada.

Fontes: https://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/08/27/premier-de-israel-benjamin-netanyahu-propoe-reunioes-quinzenais-com-presidente-palestino-mahmoud-abbas-917492456.asp e https://www.grandetribulacao.blogspot.com/