Maré negra apocalíptica: BP ainda posterga o que já deveria ter feito

15/07/2010 00:05

Breve actualização sobre a situação do poço BP.

Nos últimos a companhia petrolífera tentou o posicionamento de uma espécie de “tampa” para captar o óleo e, assim, parar o vazamento.

Tarefa dificultada pela “enorme pressão. E há outra dúvida: “fechar” o poço principal poderia abrir fuga uma fuga secundária? O petróleo começaria a sair a partir do fundo do mar

Neste caso, seria quase impossível bloquear a fuga.

A seguir as notícias das agências:

Segundo imagens da televisão, as operações para a instalação da nova cobertura tem sido bem sucedidas: a perda de petróleo  desapareceu, a nova tampa parou na integra o vazamento de petróleo bruto. (Fonte:Ansa)

E esta é a fotografia do dia 12, já com nova tampa e tudo:

A fuga não parou. Só mudou de cor por causa do Corexit, o detergente que agora é acrescentado directamente à saída do petróleo com o tubo brando visível na imagem.

No entanto, o almirante Thad Allen, coordenador por parte do Governo das tarefas de luta contra o vazamento, informou em comunicado o adiamento:

O processo”pode ser beneficiado pela análise adicional que acontece nesta noite e amanhã (quarta-feira).

Tradução:

Este raio de poço não quer fechar. Vamos ver se conseguimos perceber o que se passa desta vez.

Nesta altura a BP está ainda a conduzir experiências acerca da pressão interna do poço. Nas próximas horas será tentado o fecho do poço. As operações podem ser seguidas com várias webcams, que podem ser encontradasnesta página.

No Youtube, entretanto, é possível ver qual a real situação nas costas do Golfo do México. Greg Hall, um cidadão de Pensacola, tornou-se uma celebridade ao fazer o que os media não fazem: mostrar qual a real situação nas praias (e não só) do Golfo. Nada mais nada menos que 80 vídeos estão disponíveis no seu canal Youtube.

Um privado cidadão que faz o que os meios de informação deveriam fazer… 

Fonte: https://www.provafinal.net/?p=693