Não tem escapatória, o Big Brother está no seu celular

10/03/2010 00:52

find cell phone location Para que olhos, se o Big Brother pode estar no seu celular?

 

Uma nova pesquisa divulgada no jornal Science, edição de 19 de fevereiro, usou telefones celulares para rastrear pessoas e revelar padrões de movimentos e onde podemos ser encontrados. A conclusão chegada foi que, seja dia ou noite, somos previsíveis 93% do tempo, não importa se viajamos para longe.

De acordo com o estudante de doutorado em Física, Chaoming Song, da Northeast University, “a coisa mais surpreendente é a falta  de variações na previsibilidade da população, significando que a maioria de todos os usuários de celulares possuem o mesmo grau de previsibilidade”

O pesquisador e sua equipe coletaram dados de 50,000 usuários anônimos durante três meses. A equipe foi capaz de rastrear os movimentos das pessoas cada vez que os pesquisados recebiam um telefonema ou uma mensagem SMS.

“Para nós eles (os usuários de celular) são como partículas em um gás que move e interage uma com a outra.”, complementou Song.

A pesquisa apontou que a maioria das pessoas ficou dentro de uma área com raio de 10km, enquanto uns poucos viajaram para quilômetros de distância de suas residências.

A probabilidade dos indivíduos estarem em seu lugar mais visitado é de 70%. Assim, se os cientistas predissessem que uma pessoa estaria nesse local, de dia ou de noite, acertariam 70% do tempo. Contudo, os pesquisados são menos previsíveis durante os finais de semana e quando estão em movimento, indo e vindo do trabalho ou de seus almoços.

“As descobertas podem permitir aos pesquisadores desenvolverem medidas de controle de tráfego, baseado em quantas pessoas estão em uma determinada rua, ou permitir que os órgãos de saúde pública determinem se um vírus está propenso a se espalhar por causa do número de pessoas em uma área populada”, afirmou Song.

Contudo, essa é a idéia do pesquisador. Conhecendo os governos, suas agências e as empresas do mundo atual, as piores possibilidades passam por minha cabeça. Como um exemplo ao acesso de todos é o Google Latitude, que, apesar de precisar que o usuário cadastrado autorize outra pessoa a localizá-lo, possui os dados armazenados no Google Hardware, e, sabendo que o Google vende muitas de suas informações para empresas, órgãos governamentais como a Secretaria de Defesa de Estado dos EUA (inclusive já forneceu informações para o Governo Brasileiro) e CIA, podemos ser como gados rastreáveis – e nossos dados usados para quaisquer fins que queiram.

Outra questão importante de ser destacada é que nos Estados Unidos, esse rastreamento não se limita mais aos celulares, mas a qualquer dispositivo que possua a tecnologia WiFi (vide a Próxima Geração da Iniciativa 9-1-1). Coma iminência da Nova Ordem Mundial e todos seus “acordos de homogeneização internacional” que andam ocorrendo, isso pode vigorar no Brasil em um futuro muito próximo 

Fonte: www.ecocidio.com.br