O que eles estão planejando? Twitter vai testar "poderes psíquicos" de usuários em estudo científico

16/12/2010 01:31

Adivinhe o que estamos pensando... O twitter vai testar os poderes psíquicos em estudo científico
Você já suspeitou que pudesse ser  paranormal? Agora você pode descobrir graças a um experimento a ser conduzido através do Twitter.
No primeiro estudo científico para usar o serviço de mensagem social, especialistas investigarão a 'visão remota' - a capacidade paranormal para identificar locais distantes.
Milhares de membros do público serão convidados a 'tuitar' suas impressões de um ponto escolhido aleatoriamente no Reino Unido visitado por um dos pesquisadores.
Então eles votarão por qual de cinco fotografias em um website mostra onde o visitante estava em pé. O teste será repetido com locações visualmente diferentes quatro vezes. 
Se ao fim do experimento os votos corretamente identificarem pelo menos três alvos, isso apoiará a existência de percepção extra-sensorial.
O psicólogo chefe Professor Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, que é especializado em investigar fenômenos psíquicos, disse: 'Pessoalmente eu sou cético, mas três sucessos seriam contra todas as probabilidades de um em 125, o que seria bastante impressionante'. 
Ele espera que pelo menos 10.000 pessoas tomarão parte na pesquisa, sendo conduzida em colaboração com a revista New Scientist.
Prof. Wiseman viajará para cada local alvo às 3 da tarde em cada dia nesta semana e enviará uma mensagem para os milhares de participantes 'tuitarem' seus pensamentos sobre a circunvizinhança dele.
Vinte minutos depois de enviar esta mensagem ele transmitirá outra contendo um endereço de website no qual os participantes podem visualizar fotografias da localização atual e quatro iscas. Eles então lançarão seus votos.
'Eu tenho realizado vários estudos de participação em massa ao longo dos anos, mas esse é o primeiro a usar o Twitter, ' disse o Prof. Wiseman. 
A natureza instantânea dos tuítes permite a milhares de pessoas tomarem parte em tempo real, tornando-o perfeito para uma experiência de percepção extra-sensorial. 
'Se o efeito existe realmente então ter tantas pessoas participando ajudará a detectá-lo'.
Prof. Wiseman não é o primeiro cientista a investigar a visão remota.
No auge da guerra fria nos anos 1970, a CIA gastou 20 milhões de dólares (12.5 milhões de euros) conduzindo experimentos de visão remota em casos de 'arquivos-X' da vida real.
O 'Projeto Stargate' teve como objetivo realizar missões de 'espionagem psíquica' contra a União Soviética.
'Os russos estavam fazendo a mesma coisa, e havia evidência de estudos de laboratório que sugeriam que poderia haver alguma coisa acontecendo, ' disse Prof. Wiseman.
'A CIA achou que valia a pena tentar e executou o programa por cerca de 10 anos. ' 
A visão remota tem sido ligada a projeção astral e a telepatia, mas ninguém sabe como isso aconteceria.
Diferente da CIA, Prof. Wiseman estará procurando por um efeito em grupo ao invés de habilidade individual.
Esse é um fenômeno conhecido como 'a sabedoria das multidões'.
'Se você tiver um vidro cheio de bala de mascar e você quiser saber quantas há nele, você consegue a estimativa mais precisa pela média do número das estimativas de diferentes pessoas, ' disse o Prof. Wiseman.  
Os resultados do experimento deverão ser conhecidos até sexta-feira.
Sumit Paul-Choudhury, editor online da New Scientist, disse: 'Tem havido experimentos de participação de massa desde o início das comunicações de massa e esse é o próximo passo.
'Se nós encontrarmos algum tipo de efeito então podemos fazer especulação sobre como funciona. '

Fonte: DailyMail.co.uk e http://www.novaordemglobal.blogspot.com/