Portugal: Descontos previstos nas portagens, mas só com chip!

21/02/2011 00:07

O Governo anunciou hoje que criou um sistema misto de isenções e descontos para as populações e empresas fixadas nos conselhos atravessados SCUT. No entanto, para usufruir destes descontos, é necessário ter chip de matrícula. 

O Executivo estabeleceu isenções de pagamento de portagens nas primeiras dez utilizações mensais e descontos de 15 por cento nas seguintes para os moradores e empresas sediadas nas zonas servidas pelas auto-estradas que passam a pagar portagens.

O sistema será aplicado de modo diferenciado para as SCUT Litoral Norte, Grande Porto e Costa de Prata, cujo sistema de portagem é introduzido a 15 de Outubro.

Nestas, vão beneficiar desta discriminação positiva população e empresas com residência ou sede nos conselhos em que uma parte do território fique a menos de dez quilômetros da via.

"O dispositivo eletrônico de matrícula é obrigatório para todos os que queiram aceder aos descontos e isenções", disse o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, após a reunião do Conselho de Ministros em que foi aprovada a introdução de portagens nas SCUT.

Nas restantes SCUT (Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior, Algarve), beneficiam desta discriminação positiva quando uma parte do território distanciar menos de 20 quilômetros.

No entanto, estas isenções e descontos para todas as auto-estradas SCUT só serão aplicadas apenas até 01 de Julho de 2012.

A partir dessa data, aplicam-se apenas nas SCUT das regiões em que o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média nacional.

De acordo com a lei publicada terça-feira em Diário da República, o chip de matrícula não é obrigatório podendo os utilizadores recorrer a quatro instrumentos de pagamento de portagens em SCUT: utilização do dispositivo eletrônico de matrícula, utilização do dispositivo Via Verde, utilização de dispositivo temporário e o pós-pagamento.

Comentário:

Assim começará a perseguição daqueles que não aceitarem a Marca. Primeiro oferecerão vantagens aos que aceitarem, após isso, creio que imporão uma taxa adicional pelas transações que não forem feitas por chip, após isso, o próximo estágio seria excluir e marginalizar os que não aceitarem e por fim, os marginalizados tornam-se uma "ameaça" à sociedade e por isso deverão ser exterminados. É mais ou menos dessa forma que vejo, postarei a esse respeito em breve.

Por Rafael Castelli Muniz

* Falando em "vantagens" pelo uso do chip, lembro-me da propaganda dos cartões da VISA que diz: "Dinheiro já era..."

 

Fonte: https://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1658790&page=-1 e https://guerreirodoapocalipse.blogspot.com/2011/02/portugal-descontos-previstos-nas.html?utm_source=BP_recent