Você acredita? FDA diz que é seguro se alimentar de frutos do mar contaminados do Golfo do México

10/11/2010 00:02

Nem mesmo seis meses após os primeiros relatos sobre o derramamento maciço de petróleo da empresa BP no Golfo do México ganhar as manchetes, o Serviço Alimentar e de Medicamentos dos EUA (FDA) reuniram-se com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) para anunciar que praticamente todos os frutos do mar do Golfo agora são seguros para comer. Testes independentes, no entanto, continuam a mostrar que as águas do Golfo ainda estão altamente contaminadas, e que muitas criaturas do mar estão morrendo devido à exposição ao petróleo e produtos químicos tóxicos dispersantes do petróleo.

A FDA e a NOAA recentemente fizeram o anúncio chocante por causa dos resultados dos testes federais que supostamente encontraram “nenhum resíduo detectável” de substâncias químicas tóxicas na maioria dos frutos do mar testados. Mas os peritos da pesca estão questionando a legitimidade dos métodos de análise utilizados, citando o fato de que os testes só olharam para um componente químico do dispersante COREXIT – dioctilssulfossuccinato de sódio (DOSS) – ignorando a presença de inúmeros outros produtos químicos tóxicos e combinações químicas como hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), Propanóis e 2 butoxietanol, que também são altamente tóxicos. 

Fonte: https://paisdaelitenews.wordpress.com/2010/11/09/voce-acredita-fda-diz-que-e-seguro-se-alimentar-de-frutos-do-mar-retirados-do-golfo-do-mexico/