3ª Guerra: Começam as manobras navais entre EUA e Coreia do Sul

26/07/2010 00:41

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul começaram suas manobras navais conjuntas, na noite deste sábado, no Mar do Japão, em exercícios que provocaram ameaças de uma “forte dissuasão nuclear” de parte da Coreia do Norte.

Os exercícios militares entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos têm por objetivo enviar “uma mensagem forte” à Coreia do Norte, disseram o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, e o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Tae-Young, em declaração conjunta esta semana.

As manobras, que durarão três dias, porão em destaque a determinação dos dois países de “enfrentar qualquer tipo de ameaça que a Coreia do Norte possa apresentar”.

Nesta demonstração de força conjunta da Coreia do Sul e de seu grande aliado, os Estados Unidos, participarão 200 aviões e 20 navios.

Os exercícios são uma resposta ao naufrágio de um navio sul-coreano este ano, algo do qual Seul e Washington acusam a Coreia do Norte.

Pyonguang advertiu, este sábado, que está preparada para uma “guerra sagrada de represálias”, segundo a agência oficial norte-coreana KCNA, citando a poderosa Comissão de Defesa Nacional, presidida pelo número um do regime comunista, Kim Jong-Il.

“O exército e o povo da Coreia do Norte contrabalançarão legitimamente com sua potente dissuasão nuclear os grandes exercícios de guerra nuclear que serão realizados pelos Estados Unidos e as forças marionetes da Coreia do Sul”, destacou a agência KCNA.

Retomando uma expressão já usada na sexta-feira, a Coreia do Norte voltou a ameaçar com “fortes medidas físicas”. 

Fonte: https://www.youtube.com/user/missao7acordar e https://paisdaelitenews.wordpress.com/2010/07/25/comecam-as-manobras-navais-entre-eua-e-coreia-do-sul/