Ahmadinejad diz que está preocupado em despertar o povo iraniano e que não quer produzir bomba atômica

20/07/2010 00:07

https://www.almanar.com.lb/NewsSite/WebsiteImages/PicturesFolder/3eddce7a-ab77-4469-8e1b-01eb97a6a882_top.jpg

Os Estados Unidos devem renunciar a “lógica do cowboy” para dialogar com o Irão sobre o seu programa nuclear, foi o que disse, esta segunda-feira, o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, num discurso proferido em Qazvin (norte) e transmitido pela televisão estatal.

“Vocês adoptam resoluções para dialogar. Que é a “lógica do cowboy”, que não tem lugar no Irão”. Se vocês agirem educadamente, estamos prontos a dialogar com respeito. Somos pacientes e observamos vocês fazendo suas habilidades“, disse Ahmadinejad.

Ele referiu-se à resolução americana aprovada dia 09 de Junho pelo Conselho de Segurança, impondo novas sanções contra o Irão por causa de seu programa nuclear.

O presidente iraniano disse que os responsáveis americanos “não têm medo da bomba atómica ou dos mísseis. Eles estão preocupados com o despertar do povo iraniano. Eles dizem que o Irão poderá produzir uma bomba dentro de dois anos. Isso não é verdade. Não queremos a bomba.”

“Mas, mesmo que seja verdade, eles não têm medo da bomba. Os próprios americanos dizem ter mais de 5.000 bombas atómicas (…). Porque irão ter medo de uma bomba? “, disse.

“Eles sabem perfeitamente que não procuramos ter a bomba atómica“, insistiu.

O presidente iraniano também disse que as sanções decididas pelo Conselho de Segurança e os E.U.A não teriam nenhum efeito sobre a determinação do Irão em prosseguir com o seu programa nuclear.

“Eles impõem sanções sobre bancos e (…) alguns produtos e acreditam que vamos dar-lhes a chave para o país. Eles devem estar cientes que levarão para o túmulo o sonho que nós renunciemos de um centímetro dos nossos direitos em matéria nuclear“, insistiu.

“Somos favoráveis a negociações”, afirmou Ahmadinejad, acrescentando, contudo, que os Ocidentais deveriam “sentar-se à mesa” das negociações como “bons rapazes“.

No domingo, o chefe da comissão de segurança nacional e política externa do parlamento iraniano (Majlis), Alaeddin Boroujerdi, revelou que o Congresso americano, enviou uma mensagem através da embaixadora suíça em Teerão, na qual pede ao Irão para aceitar iniciar negociações com os Estados Unidos. 

Fonte: https://www.provafinal.net/?p=722