Armadilha em prol da censura: Falsa profecia sobre terremoto em Roma foi criada na internet

14/05/2011 00:32

ARMADILHA ROMANA! Falsa profecia sobre terremoto em Roma foi criada e espalhada pela internet, e servirá de pretexto para retalhação e censura contra sites e blogs que a divulgaram.

A maioria dos romanos se demonstrou descrente a profecia que previa para esta quarta-feira um catastrófico terremoto na cidade histórica de Roma. A suposta previsão feita pelo astrônomo e sismólogo autodidata italiano Raffaele Bendadi (1893-1979), falava na destruição total do Coliseu e da Cidade do Vaticano. Assustados de fato ficaram os chineses que vivem na cidade. Na zona conhecida como Chinatown, onde a predominância do comércio é de propriedade de chineses, 9 de cada 10 lojas ficaram fechadas. Na última terça-feira, diante do alarme de um terremoto devastante, que se espalhava via web, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno interviu com um comunicado à população.

"Me surpreendo de como se possa dar atenção a uma mentira priva de fundamento, na verdade uma lenda, de um possível terremoto devastante para a capital. Obviamente vou trabalhar, não vou pedir um dia de folga. Peço aos romanos que façam o mesmo."

Na manhã desta quarta-feira, segundo a imprensa de Roma, foi observada uma redução no trânsito de pessoas no metrô e pelo menos 18% dos italianos empregados teriam pedido um dia de folga no trabalho. Dados que não foram confirmados e nem desmentidos pelas fontes procuradas pelo SRZD.

Para tranquilizar a população, também foram ouvidos especialistas, que são unânimes em afirmar que do ponto de vista científico é impossível prever um terremoto. Como reafirmou o especialista em vulcanologia do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, Luigi Lodato, em entrevista ao SRZD.

"É uma loucura uma pessoa afirmar que acontecerá um terremoto sem nenhuma base cientifica, considero um ato de terrorismo. Nesta quarta-feira, como nos outros dias, fizemos os controles de rotina, porque estamos em constante atenção. Historicamente os tremores sentidos em Roma são de baixa intensidade, assim como os 10 mil terremotos que são registrados na Itália todos os anos.", concluiu Luigi Lodato.

Foto: Divulgação
A fama de "profeta" de Raffaele Bendadi nasceu em 1924, em novembro do ano anterior, ele teria registrado em um cartório que no dia 2 de janeiro de 1924 aconteceria um terremoto em Marche. Dois dias depois foi verificado um terremoto em Senigallia, apesar de errar data e local, o maior jornal da Itália, Corriere della Serra, dedicou uma página a profecia de Bendadi, que a partir daí ganhou fama internacional.

As previsões do sismólogo são estudadas pelo Observatório Geofísico Raffaele Bendadi, a presidente da instituição, Paola Lagoria, desmentiu a existência de documentos que façam referência a previsão do terremoto. Segundo Lagoria, as únicas previsões identificadas são para para os anos de 2521 e 2761, sem locais definidos, mas que falam de grandes catástrofes comparadas com o dilúvio universal.

Parece que tudo não passou de uma falsa profecia criada e espalhada via internet, brincadeira que a Associação de Defesa do Ambiente e dos Direitos do Consumidor de Roma, não quer deixar barato, e apresentou uma reclamação junto a Procuradoria da República da cidade, contra blogs, sites, web, rádio, jornais, entre outros veículos. 

Fonte: https://www.sidneyrezende.com/noticia/130777+instituto+italiano+diz+que+profecia+sobre+terremoto+em+roma+nunca+existiu