Fim da internet livre. Lei para controle da internet é aprovada no Reino Unido. O próximo será o Brasil?

08/04/2010 22:18

Infelizmente, como temíamos, a draconiana lei de censura na internet que tem pairado no horizonte finalmente passou na casa dos comuns no Reino Unido ontem, dando poderes ao governo de restringir e filtrar qualquer website que seja considerado indesejável para o consumo público.
A “Digital Economy Bill" foi apressado pelo parlamento em uma sessão noturna após a terceira leitura da mesma.
Apenas uma meia dúzia de parlamentares estavam presentes para debater a lei, que foi totalmente suportada pelo partido conservador, e passou por 189 votos contra 47, mantendo a maioria das cláusulas originais intactas.
A lei volta agora para a "Casa dos Lordes", onde se originou, para a formalização da aprovação final.
Uma emenda em uma das cláusulas permitirá que seja possível bloquear qualquer site. Isto quer dizer que sites como wikileaks, que divulgam informações com copyright, poderiam ser bloqueados.
O Reino Unido tem uma longa história de controle sobre a internet. Quase um ano atráseu reportei neste blog que o Reino Unido tinha implantado um projeto chamado MTI (Mastering the Internet), ou "Dominando a Internet", no qual caixas pretas seriam instaladas em todos os servidores de internet para rastrear e monitorar todos e qualquer dados que trafeguem pela internet.
"Eu moro no Reino Unido e não ví uma nota qualquer em nenhum jornal ou TV. Uma vergonha. Como está aquela lei similar que estava para passar no Brasil?" Diz o autor da notícia.

Fonte: www.anovaordemmundial.com