Terremoto de 5 pontos atinge Centro-Oeste do Brasil. Brasília sentiu tremor

09/10/2010 00:45

Arte UOL

Cuidado. O Eterno Juiz também dá os seus avisos! Prédios em Brasília foram evacuados.

Um terremoto de 5 pontos na escala Richter foi registrado no Centro-Oeste brasileiro, segundo o instituto norte-americano USGS, que presta serviço ao Departamento do Interior dos Estados Unidos.

Pelas informações iniciais, o tremor foi registrado às 17h. O epicentro do terremoto foi na divisa de Goiás e Tocantins, mas o tremor foi sentido em Brasília (a 254 km). Pelos dados do USGS, o epicentro foi a 14 km de profundidade.

O tremor não foi sentido no Palácio do Planalto e, por isso, não foi tomada nenhuma medida de emergência. Segundo a assessoria de imprensa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prédio chegou a ser evacuado e ficou vazio por cerca de 50 minutos, mas agora as pessoas já começam a retornar. Já o STF (Supremo Tribunal Federal) disse que nada foi sentido no prédio.

Na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), uma funcionária afirma ter sentido o tremor. “Sim, eu senti um leve tremor que deve ter durado um segundo, nada mais. Agora que você está me perguntando até fiquei assustada. Não sabia que aquilo que senti tinha sido um tremor de terra”, disse a funcionária, que trabalha na assessoria de imprensa. O prédio, porém, não chegou a ser evacuado.

Em Goiás, de acordo com o soldado Eduardo Silva, do Corpo de Bombeiros de Porangatu (GO), moradores de várias cidades da região sentiram o tremor e ligaram para a corporação perguntando se houve alguma explosão ou algum acidente. Segundo Silva, os bombeiros receberam ligações das cidades de Porangatu, Santa Tereza e Mutunópolis, em Goiás. De acordo com o bombeiro, não foi necessário deslocar nenhum carro para atendimento.

A reportagem está tentando contato com os bombeiros do Distrito Federal, mas ninguém atendeu os telefonemas. 

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/10/08/terremoto-de-5-pontos-atinge-centro-oeste-do-brasil-capital-sentiu-tremor.jhtm