Venezuela corta relações diplomáticas com a Colômbia: Mais um conflito rumo à 3ª guerra

24/07/2010 00:50

O presidente venezuelano Hugo Chavez cortou todas as relações diplomáticas com o país vizinho depois de a Colômbia ter acusado a Venezuela de dar abrigo a guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - FARC (amigos de Lula e do PT) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Numa reunião da Organização de Estados Americanos (OEA), que se realizou em Washington, nos Estados Unidos, o embaixador colombiano Luís Alfonso Hoyos apresentou fotografias, vídeos, testemunhos e mapas do que afirma serem provas da existência de campos das FARC na Venezuela. Hoyos chegou mesmo a desafiar Caracas a permitir que uma equipa de observadores independentes visitasse os locais revelados.

A resposta venezuelana não demorou a chegar. Hugo Chavez mandou fechar a embaixada em Bogotá, na Colômbia, e deu 72 horas ao embaixador colombiano para deixar a Venezuela.

Na OEA, o embaixador da Venezuela recusou às acusações do país vizinho afirmando que as fotografias eram falsas e que não demonstram qualquer prova sólida da presença de guerrilhas na Venezuela.

Chavez foi um pouco mais longe e chegou mesmo a acusar o presidente colombiano, Alvaro Uribe, de tentar provocar uma guerra a poucos meses de abandonar o cargo (o novo presidente Juan Manuel Santos toma posse no dia 7 de Agosto). “Uribe é até capaz de criar um campo falso numa das selvas do lado venezuelano para atacar, bombardear e levar à guerra entre a Colômbia e a Venezuela”, disse Chavez.

Brasil como mediador

O presidente brasileiro Lula da Silva já falou ao telefone com o seu homólogo venezuelano a quem terá transmitido “a disposição do Brasil de contribuir para a superação das diferenças”.

O assessor especial da Presidência da República brasileira afirmou estar “convencido de que haverá vontade das duas partes para resolver isto. O Brasil e as entidades da região, como a União das Nações Sul-Americanas, evidentemente, vão ajudar nesse direcção”, acrescentou Marco Aurélio Garcia. 

Fonte: https://www.provafinal.net/?p=759