As árvores de Deus

12/01/2010 14:29

Salmos 1

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores,

nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”

 

Deus nos compara à árvore: E como as árvores, nos apresentamos de acordo com as Estações espirituais para a nossa vida. Cada estação tem a função de nos aperfeiçoarmos em Cristo.

 

No Outono e Inverno estamos por fora “feios”, sem vida, sem frutos e flores, envelhecidos, parece que as coisas não dão muito certo, vivemos em um confronto diário com nossa própria natureza. Mas não estamos mortos, pois por dentro temos vida, estamos encharcados com as Águas do Espírito

à Deus permite-nos que vivemos no Outono e Inverno para que possamos fazer morrer a nossa aparência, nossa vaidade, nossos velhos argumentos e que possam cair as nossas “cascas” etc...

 

Na Primavera e Verão, estamos belos por fora, robustos, com muita folhagem, frutos e flores. Mas não devemos que a vaidade destas estações nos ensoberbeça, deixando-nos hipócritas, orgulhosos e religiosos. É nesta estação que devemos dar frutos – Mateus 7:19,20 “Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” Nestas estações devemos tomar o nosso papel de Igreja, e cumprir a Vontade de Deus com responsabilidade.

 

Deixo claro que independente das estações, poderemos viver ou morrer em qualquer uma delas. Para não morrermos, precisamos estar com as nossas raízes profundas no Rio de Deus (a Intimidade com Deus)– Meditando na Lei do Senhor de dia e de noite; se não, o pecado (a roda dos escarnecedores) vem, e nos mata.

 

O Primeiro fruto que devemos ter são os frutos dignos de arrependimento. Mt3: 08.

O arrependimento genuíno gera frutos, vemos constantemente que muitos se arrependem e voltam a cometer os mesmos pecados, então para que possamos gerar esses frutos necessitamos confessá-los para que haja renúncia e cura verdadeira. Tg5: 16.

O Segundo fruto que devemos ter são os fruto do Espírito Santo, Gl 5: 22

São os frutos que apresentam aquele que renunciou sua vida, suas vontades, como semente morreu e agora se tornou uma árvore, uma nova vida em Jesus Cristo. É quando começamos a imprimir em nós o caráter de Cristo nos tornando semelhante a Ele.

O Terceiro fruto são os frutos de Justiça

Para obter esse fruto é necessário semear a paz em Tiago 3:18 diz; “Ora, em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.”Vemos que precisamos viver em paz e semea-la, para que a justiça de Deus frutifique em nós.

O quarto fruto: almas, vidas, discípulos...

Em Marcos 4:20 na parábola do semeador Jesus diz que aquele que recebe a semente em terreno fértil, multiplica a trinta a sessenta e a cem por um. Quando recebemos a palavra do Senhor frutificamos, e esses frutos são almas. É a parte do Ide do Senhor onde ministramos a essas vidas,curando-os e batizando , formando novos discípulos.Conclusão:

Esses são os frutos que o Senhor procura em nós. A palavra diz que pelos nossos frutos que Ele nos conhece, e que Jesus é a videira e nós os ramos, se permanecemos Nele frutificamos; e se não temos frutos, somos cortados e lançados fora Jo15: 02.