Codex Alimentarius: Bebês chineses apresentam crescimento de seios após tomarem leite contaminado com hormônios

27/08/2010 00:16

Um caso na China tem deixado pais e especialistas preocupados. Meninas menores de 2 anos apresentaram crescimento de seios supostamente após beberem leite misturado com hormônios. Os pais temem que o leite em pó que usaram levou a essa evolução prematura. 

O jornal China Daily informou que os exames médicos indicaram que o nível de hormônios nos testes de três crianças, com idades entre quatro a 15 meses, superou a quantia encontrada em uma mulher adulta. Todos os bebês que apresentaram os sintomas do fenômeno foram alimentados com a mesma fórmula infantil. 
Segundo o jornal Global Times o produto suspeito ainda está sendo vendido na capital da província de Hubei, Wuhan, com desconto, e também em Pequim. A empresa produtora do leite, Synutra, insistiu que seus produtos eram seguros, afirmando que “nenhum hormônio sintético ou quaisquer substâncias ilegais foram adicionados durante a produção do leite em pó”. 
Os peritos tentaram achar a fonte dos hormônios, mas a associação de produtos lácteos do sul da província de Guangdong acredita que a substância pode ter ido parar no leite em pó por causa da maneira como o gado é criado na região. Na China, segundo a associação, ainda não existe regulamentação proibindo o uso de hormônios nesses animais. 
Em 2008, derivados lácteos chineses foram recolhidos em todo o mundo após a descoberta de que a melamina, usada para fazer plásticos, foi ilegalmente adicionada aos produtos para elevar a quantidade de proteína no leite. Pelo menos seis bebês morreram e outros 300 mil ficaram doentes naquele país. O problema afetou também grandes estabelecimentos comerciais, como a rede Starbucks da China, que retirou o leite do cardápio por algum tempo depois de descobrir que um de seus fornecedores adulterava a produção.

Fonte: https://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100809_china_leite_escandalo_rw.shtml e https://www.antinovaordemmundial.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=1439  Créditos de "Darius Shaine"