Fukushima: Água contaminada por radiação pode atingir costa da América do Norte

08/05/2011 00:03

TÓQUIO - A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou nesta sexta-feira que a água contaminada que vazou da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, deve chegar à Costa Oeste da América do Norte. A previsão dos especialistas é que a água atinja os Estados Unidos dentro de um a dois anos. As informações são da rede estatal de televisão do Japão, NHK.

A conclusão da Aiea sobre a ameaça de contaminação na costa norte-americana a partir da água oriunda da usina se baseia em dados fornecidos pelo Japão.

diretor-geral adjunto da Aiea, Denis Flory, disse que os últimos dados indicam que os sinais de contaminação de césio 134 e césio 137 estão em baixos níveis, sem oferecer riscos à saúde humana.

Mas, para os especialistas da Aiea, ainda não há controle total da usina japonesa. Depois do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março, foram registrados vazamentos e explosões na região de Fukushima. Os acidentes nucleares levaram ao esvaziamento de 12 cidades na área.

 

Flory disse que há um plano desenvolvido pela Tokyo Electric Power Company (Topco), queadministra a usina, para tentar manter o controle sobre eventuais vazamentos e explosões. De acordo com o diretor da Aiea, esse plano é monitorado pela agência.

Fonte: https://www.jb.com.br/internacional/noticias/2011/05/06/fukushima-agua-contaminada-pode-atingir-costa-da-america-do-norte/