Horário de verão: O homem alterando o tempo. Conseqüências em nós são propositais?

04/11/2010 00:04

"Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti."  (Isaías 47:13)

Estabelecido no Brasil por decreto desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de 1907, foi lá que um construtor londrino, membro da Sociedade Astronômica Real, chamado William Willett (1856-1915) deu início a uma campanha para diminuir o consumo de luz artificial ao mesmo tempo que estimulava o momento de descanso e laser  dos britânicos. Num panfleto de 1907 intitulado "Waste of Daylight" (Desperdício de Luz Diurna) Willett propôs avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e retardá-los na mesma quantidade também nos domingos de setembro. Mas a Alemanha, em 1916, seguido pela Inglaterra que instituíram pela primeira vez o horário de verão, seguido por outros países europeus. Os Estados Unidos o adotaram em 1918 junto com seu sistema de fusos horários.

Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. No caso do Brasil – atualmente o único país equatorial do mundo que adota o horário de verão – a economia de energia elétrica não é considerada o fator predominante. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a motivação de se estabelecer esse dispositivo no Brasil é pela segurança do sistema. Que sistema seria esse?

Comentário:

O horário de verão afeta diretamente nosso relógio biológico. Com efeitos semelhantes aos de uma viagem de avião com diferença de fuso horário, essa mudança na rotina pode causar, entre outras coisas, uma alteração na produção da melatonina, hormônio que regula o sono, causada pela falta de luz, conseqüentemente, isso pode atrapalhar o ciclo do sono e acarretar em mudanças de humor. Será que seria esse o sistema que o (ONS) se referia?

Por Alberto Castelli Muniz 

Fonte: https://www.guerreirodoapocalipse.blogspot.com/