Igual a Chernobil: Japão subirá para nível máximo o acidente nuclear em Fukushima

11/04/2011 18:47

Catástrofe nuclear japonesa foi elevada a nível máximo, tornando-se semelhante ao ocorrido em Chernobil em 1986. Porque a TV não mostra a gravidade que chegou esta contaminação?

O governo do Japão pode elevar o nível de gravidade da crise nuclear na usina nuclear de Fukushima de 5 para 7, dessa forma igualando-a ao acidente nuclear no reator de Chernobil, em 1986. As informações são da agência de notícias Kyodo nesta segunda-feira.

A Comissão de Segurança Nuclear do governo considera que o volume de material radioativo que vazou dos reatores de Fukushima 1 chegou ao máximo de 10.00 terabequerels por hora em um determinado ponto por diversas horas, classificando o incidente como um grande acidente na escala internacional elaborada pela Agência Internacional de Energia Nuclear.

Porém, um porta-voz da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão disse, também nesta segunda, que não tinha conhecimento dessa reclassificação e que ainda estava no nível 5.

Há um mês, um terremoto com magnitude 9,0 danificou seriamente os quatros dos seis reatores do complexo nuclear Fukushima 1. Grandes vazamentos liberaram uma onda de radiação no Japão, chegando até a capital Tóquio.

Fonte: https://www.sidneyrezende.com/noticia/127825+japao+pode+subir+para+nivel+maximo+acidente+nuclear+em+fukushima